Sistema de Gestão Ambiental
Os Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos desenvolvidos pela Ecossistema Consultoria Ambiental procuram integrar as práticas ao sistema de gerenciamento, priorizando redução na geração de resíduos, a reutilização (quando possível), a reciclagem e encaminhamento para um destino final ambientalmente correto e seguro.

A Ecossistema também elabora Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde, considerando um conjunto de procedimentos de gestão e planejamento, implementado a partir de bases técnico-científicas, normativas e legais, com o objetivo de encaminhar os resíduos de forma segura, visando a proteção dos trabalhadores, da saúde pública e do Meio Ambiente.

Nossa empresa já elaborou diversos programas de gerenciamento de Resíduos Sólidos, atendendo empresas de mineração, curtumes, shopping’s, indústrias, concessionárias de veículos, entre outros.


Disposição de recipientes apropriados para recebimento de resíduos de acordo com a categoria, Almirante Tamandaré/PR
Foto: Acervo Ecossistema Consultoria Ambiental







Saiba mais
Saiba mais


O gerenciamento adequado de resíduos sólidos é uma rotina essencial para muitas empresas, quando existe a preocupação com os impactos ambientais decorrentes de suas atividades e seus efeitos sobre a sociedade como um todo.

A Lei Estadual nº 12.493 de 22 de janeiro de 1999 determina que as atividades geradoras de resíduos sólidos, de qualquer natureza, é responsável pelo seu processamento, pelo passivo ambiental oriundo da desativação da fonte geradora e pela recuperação das áreas que foram degradadas.

O objetivo de um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é contribuir para a redução na geração de resíduos sólidos, orientando o correto acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final.

A Lei Federal de nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, alterando a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Para empreendimentos geradores de Resíduos de Serviços de Saúde, incluindo serviços relacionados ao atendimento de saúde humana ou animal, é necessário elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada nº 306, de 07 de dezembro de 2004, e a Resolução nº 358, de 29 de abril de 2005 do CONAMA.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde orienta as ações de manejo dos resíduos sólidos, levando em conta suas características e os riscos envolvidos. O programa trata da geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos, além de ações voltadas à proteção da saúde pública e do ambiente.


Exemplo de armazenamento inapropriado de resíduos com potencial poluidor, ao ar livre.
Fonte: Acervo Ecossistema Consultoria Ambiental