Geoespeleologia
A geoespeleologia consiste na realização de análises qualitativas e quantitativas dos atributos físicos das cavernas e do ambiente onde estão inseridas. Por meio de estudos lito-estruturais, hidrológicos, sedimentares e morfológicos, busca-se entender os processos relacionados a gênese e desenvolvimento das cavernas bem como a dinâmica de circulação de matéria dentro de ambientes subterrâneos. Estudos do ambiente externo à caverna (exocarste) também são realizados, propiciando um melhor entendimento dos processos superficiais e sua relação com os processos subterrâneos.


Gruta Varzeão, Doutor Ulysses/PR, Bioma Mata Atlântica
Foto: Gisele Sessegolo






Saiba mais
Saiba mais


A geoespeleologia envolve os estudos sobre os parâmetros físicos das cavernas. A descrição física e o estudo geológico dos espaços subterrâneos das cavernas e do seu conteúdo, são os objetivos de trabalho da espeleologia física, que constitui um ramo da espeleologia geológica, ou simplesmente, da geoespeleologia. Na área da geoespeleologia, a espeleogênese é o conjunto de processos responsáveis pela origem e desenvolvimento de cavernas (USP, 2013).

A espeleogênese engloba não somente a evolução interna de uma caverna, mais também os fatores condicionantes que permitiram sua atual condição, dentre esses fatores estão a rocha matriz (calcário, ferro, arenito, etc.), o relevo, o clima, entre outros.


Gruta Varzeão, Doutor Ulysses/PR, Bioma Mata Atlântica
Foto: Gisele Sessegolo


UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP. Cavernas e geoespeleologia. Disponível em: < http://www.igc.usp.br/index.php?id=170>. Acesso em: 02/07/2013.